CONECTANDO Por: Marcelo Carmello

A poetisa Milena Félix , nascida em Campos dos Goytacazes - RJ, tem 28 anos, acaba de se tornar bacharel em Direito, ao ser questionada se pretende seguir a profissão filosofa: " -Penso que escrever e me dedicar a arte seja a coisa mais interessante a fazer para preencher o meu agora, o meu depois e o meu forever". Há 6 anos se viu envolvida na arte, primeiro em parceria com uma amiga numa grife de roupa, depois com a mesma parceria desenvolveu o projeto de uma revista independente, chamada TRY! com foco na moda, na arte e na cultura. Hoje, além das suas obras literárias (poemas, contos e poesias), e de fazer parte do Grupo Santofort de Criação que entre outros trabalhos desenvolve o blog Ideias Conectivas é roteirista do programa Psiu Artes, um programa de entrevistas veiculado na tv educativa da sua cidade natal. Haja fôlego para acompanhar esse rítmo!
1- Como e quando a poesia entrou para sua vida?
A poesia entrou na minha vida num período muito intenso, eu estava numa busca constante pelo meu eu. Já trabalhava no ateliê da artista plástica Pauline Pessanha, desenvolvendo trabalhos como: pintura em tecido, reciclagem, editoriais fotográficos, produção de revista, mas sentia que ainda faltava algo.
Após esses trabalhos era de praxe, ficar analisando as artes findadas. Um belo dia aconteceu de decifrar em palavras todo esse sentimento, então comecei a escrever poesias. Aos poucos fui direcionando meu caminho.
2- Você realizou e realiza projetos em várias áreas: Moda, catálogo e revista com foco na arte e na cultura, atualmente roteiro de programa de TV. Onde você busca inspiração para criar?
A minha inspiração vem da fé, da esperança, sem isso seria impossível realizar tantos projetos artísticos. Mantenho essa mesma inspiração para produzir minhas poesias. A partir do momento que você acredita em você como Ser-Humano, você realiza tudo.
A vida lhe mostra diversos caminhos se você seguir seu coração com certeza seus desejos se realizarão, com certa dificuldade, é claro. rs!
3- Em sua opinião, até que ponto a interpretação de uma obra interfere na qualidade do artista?
Essa questão de interpretação é muito complicada, cada um vai ter a sua, e muitas vezes pode ser até perigoso, no que diz respeito ao sentimento do artista. No entanto, a interpretação de muito vale, pois ela é um dos requisitos para se consolidar a carreira de um artista. O que adiantaria um artista viver da arte, produzir e não levar ao conhecimento das pessoas sua visão? Acredito que a arte esteja e sempre esteve a serviço, principalmente no mundo de hoje, onde o belo se tornou uma necessidade.
Quanto a interferir na qualidade? Eu acredito que os verdadeiros artistas são munidos de ideal e vigor, que não os deixam desviarem de seu estilo e sua identidade.
4- O blog Ideias Conectivas surgiu através da expansão do seu projeto editorial Poemas Ilustrados. Um projeto de extremo bom gosto e qualidade intelectual. Fale um pouco sobre Ideias Conectivas.
Como eu já falei trabalho no ateliê de arte Pauline Pessanha, onde dentre outras coisas, desenvolvo meus trabalhos literários. O projeto Ideias Conectivas conta um pouco dessa parceria de quase 6 anos. São poemas desenvolvidos a partir da minha conectividade com as artes que me cerca. O ateliê é uma fonte inesgotável de inspiração. E o surgimento do blog Ideias Conectivas se deu através de uma outra parceria, dessa vez com o Grupo Santofort de Criação em São Paulo. Na verdade o blog serve tanto como termômetro quanto aquecimento para o lançamento do livro que acontecerá em breve. Aguardem!
5- Como você define sua corrente literária?
Eu defino minha poesia como Yupista.
Acredito que ela venha com uma linguagem existencialista e filosófica, embutida num corpo simples, livre e muitas vezes de síntese. Mas sem tirar do leitor a emoção pretendida.
Escrevo com a alma e espero tocar na alma das pessoas também. A minha poesia surge num cenário de resgate, visto que o vazio e a solidão cada vez mais fazem parte das nossas vidas. Então que tal preenchermos esse vazio com palavras que alimentam o coração?!


* Saiba mais: www.milenafelix.blogspot.com *