CELEBRIDADES

JEAN-LOUIS LEBRIS DE KEROUAC

Mais conhecido por Jack Kerouac, foi um escritor estadunidense. De origem franco-canadense, teve uma infância séria, onde era muito dedicado à mãe. Devido às dificuldades econômicas por que passava a família, Jack resolveu fazer parte do time de futebol americano do colégio para tentar uma bolsa de estudo na faculdade, onde teve seu primeiro contato com autores que influenciaram sua obra, entre eles: Louis-Ferdinand Céline, Tom Wolfe, Jack London.
Jack Kerouac escreveu sua obra-prima “On The Road", livro que seria consagrado mais tarde como a “bíblia hippie”, em apenas três semanas. O fôlego narrativo alucinante do escritor impressionou bastante seus editores. O estilo-avalanche de Jack tinha ainda um elemento intensificador. Ao contrário às idéias correntes, que trabalhou em cima do livro sob o efeito de benzedrina, uma droga estimulante, Kerouac, em admissão própria, abasteceu seu trabalho com nada mais que café.
Em 1985, derrotado e solitário, vai morar com a sua mãe em Long Island. Seus últimos trabalhos exibiam uma alma desconectada de um ser humano perdido em ilusões. Apesar do estereótipo de beatnik, Kerouac era um conservador, especialmente sob a influência de sua mãe católica. O vigor deu lugar ao cansaço, e o escritor resignou-se a uma vida ordinária.
Em 21 de outubro de 1969, Jack Kerouac morreu de hemorragia, consequência de uma cirrose, com 47 anos, num hospital em St. Petesburg, na Flórida.

(Sophia Cohen)